SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

A+ A-
A+ A-

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Serviços Públicos

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017

EMISSÃO E AUTENTICAÇÃO DE CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O que é?

É um documento comprobatório de que o aluno cursou todo o Ensino Fundamental. Esse documento é emitido somente pela Secretaria Municipal de Educação. O certificado é o conteúdo, ou seja, o corpo da certificação. Esta última atesta “ser verdade” algo que está declarado. Portanto, fazer a certificação é um ato sério, pois quem assina está assumindo a responsabilidade sobre aquilo que afirma o documento. É a elaboração de um documento no qual consta toda a vida escolar do aluno na rede municipal de educação, nesse documento encontra-se a vida do aluno detalhado com notas por disciplinas.



Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Imediato

Requisitos

O aluno ou responsável deve ter dado encaminhamento no pedido da declaração na escola na qual o aluno concluiu os seus estudos. Depois deve dirigir-se até a sede da Secretaria solicitando o seu certificado de conclusão.

Regularidade da Oferta

Durante todo o ano letivo adotado pelo município.

Informações de Acesso

Na própria entidade.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

Imediato

Dados do atendimento presencial

Forma de Atendimento Presencial

Na sede da Secretaria Municipal de Educação das 7h30min às 13h.

Locais de prestação do serviço

Na sede da Secretaria Municipal de Educação.

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Taxa / Tarifa

Gratuito

agendamento

Sem agendamento

Formas de Prestação de Serviços

Após o aluno solicitar a sua declaração na escola e a escola se comunicar com a sede da Secretaria Municipal de Educação, passa-se a ser feita a pesquisa e elaboração do documento pela própria secretaria.

Metodologia Utilizada

O primeiro passo que deve ser dado para à aquisição deste documento é dirigir-se para a unidade escolar na qual o aluno concluiu o 9º ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) e V Etapa da Educação de Jovens e Adultos - EJA (Anos Finais) e solicitar uma declaração que comprove que o aluno realmente concluiu essa etapa escolar. Essa declaração deve ser emitida pela própria escola. O Segundo passo à escola na qual o aluno concluiu deve entrar em contado com à sede da Secretaria Municipal de Educação solicitando a elaboração e autenticação do certificado de conclusão. E por fim a Secretaria deve iniciar o processo de pesquisa da vida escolar do aluno, para poder elaborar com segurança o documento.

Etapas para a realização deste serviço

Solicitação da declaração na escola – Comunicação da escola com a sede da Secretaria Municipal de Educação – Elaboração do documento feito pela Secretaria e autenticação do documento feito pela secretaria.

Padrão de qualidade esperada

Ótimo

Entidade/Órgão Responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Endereço: RUA 26 DE JANEIRO, CENTRO
Setor Responsável:
Horário de Atendimento: DE 7HS AS 13HS.

Avaliar Serviço